segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Escola de Glasgow e Charles Rennie Mackintosh


Fachada da Escola de Glasglow - Fonte: http://www.greatbuildings.com/


A arte moderna transmite ao século XX o fundamental da herança do século XIX. Suas raízes estão no Revivalismo Gótico, na Arquitetura do ferro, no movimento artístico Arts and Crafts e na pintura impressionista.

Pode-se dizer que a arte nova afastou-se conscientemente dos modelos históricos. É identificada por uma série de características comuns, e ao mesmo tempo pelas suas variações.
Glasgow representou a arquitetura moderna da Escócia. Associada ao artista Charles Rennie Mackintosh, apoiava-se na idéia de resgatar as linhas “mãe” do movimento inglês Arts and Crafts, ligando o trabalho contemporâneo de arquitetos inovadores na realização de casas com a sensibilidade pictórica e arquitetônica. Sem esquecer de sua mulher Margaret Macdonald, cujo sem seu apoio não teria triunfado.

Suas obras reúnem tendências do movimento de renovação das artes, a tradição da arquitetura pura e a dos castelos escoceses juntamente com a simplificação geométrica.
Mackintosh aplica-se no desenho de todos os componentes da arquitetura: móveis, lâmpadas, tecidos, papéis pintados, pinturas sob decalques, painéis, cadeiras e candeeiros.

Ele, Margaret Macdonald, sua irmã, Francês Macdonald e Herbert McNair, formavam um grupo conhecido como “Os Quatro de Glasgow”, que expuseram na amostra de London Arts and Crafts Exhibiftion Society, onde foram criticados por Walter Crane, e aclamados por Gleeson White.

Desde 1894 “Os Quatro” faziam design de móveis, as irmãs projetavam castiçais, relógios e espelhos, já McNair e Mackintosh produziam escrivaninhas e armários.

O sucesso da exposição em Londres fez com que em 1896, Mackintosh tivesse seu projeto abrir a nova escola de artes de Glasgow e seus trabalhos começaram no ano seguinte.


Perspectiva da escola - Fonte: http://www.greatbuildings.com/


A sede da Escola de Arte de Glasgow tem uma grande massa. É construída com um granito local, de coloração cinza, em três lados. No quarto lado o fechamento é feito por tijolo rebocado. Porém o vidro e o ferro são elementos abundantes nos estúdios voltados para o norte, que ocupa a fachada principal, essas aberturas são colocadas de modo irregular permitindo uma grande penetração solar. A fachada oeste foi radicalmente alterada por Mackintosh que a deixou envidraçada para bem iluminar e expressar o volume e acolher a biblioteca.

Biblioteca da Escola - Fonte: http://www.greatbuildings.com/buildings/Glasgow_School_of_Art.html


Fachada lateral da Escola - Fonte: http://www.greatbuildings.com/buildings/Glasgow_School_of_Art.html

Mackintosh de arquiteto começou e terminou com a Escola de Artes de Glasgow, sendo que de 1896 a 1909 que foram seus reais anos de trabalho. Em 1914 mudou-se para a Inglaterra onde abandonou a carreira de arquiteto para se dedicar à carreira como pintor.

Bibliografia

FRAMPTON, Kenneth; HISTÓRIA CRITICA DA ARQUITETURA MODERNA; 1ª ed São Paulo: Martins Fontes 1997

AUTOR Desconhecido, http://www.greatbuildings.com/buildings/Glasgow_School_of_Art.html, acessado em 21/10/09

Trabalho Desenvolvido pelas Acadêmicas:
ANA LUÍSA CERTTA, JULIANE PISCHKE E SCHAYENE DA ROSA.
UNOCHAPECÓ - Arquitetura e Urbanismo
Alexandre Mauricio Matiello
Teoria e história da arte, arquitetura e cidade III
4º Período


10 comentários:

  1. O interessante da Escola de Glasgow é que diferentemente da Art Nouveau, ela rejeitava os ornamentos frívolos e volumetrias nao racionais.Havia uma rejeição do passado, suas novas formas de estruturas ortogonais de ferro davam maior resistencia e permitia melhor organização das plantas.
    (Analu Chiela)

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  2. Escola de Glasgow
    Foi um importante centro de divulgação da arquitetura moderna, rejeitava a ornamentação as volumetrias não racionais. Penso que este movimento além de ser menos conhecido, fora mais difícil de expressar em forma de objeto suas características, mesmo assim o grupo através de uma reelaboração trouxe até os colegas seu significado.
    Sinara Ceolin

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  3. Ooi! Dos movimentos citados pelo restante da turma, digamos que a Escola de Glasgow é um dos menos conhecidos (ou comentados), porém vocês conseguiram fazer um objeto que representasse de forma simples e direta o que foi o movimento (renovação das artes, a pureza arquitetônica e a simplificação do geometrismo) e ainda citaram os principais nomes: Margaret Macdonald, sua irmã, Francês Macdonald e Herbert McNair.
    Até loguinho...
    Laura Bragagnolo

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  4. Parabéns pelo blog...

    Em relação, a escola de Glasgow, acredito que por ela ter afastado-se conscientemente dos modelos históricos, ou seja, ser uma arte nova, ela foi um movimento menos comentado e difundido. Mas mesmo assim, o grupo apresenta um objeto funcional seguindo as caracteristicas dessa escola. Pode ser identificada neste movimento algumas caracteristicas comuns a outros movimentos, mas como toda escola, esta possui suas particularidades.

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  5. Concordo com a Cintia qndo ela diz que o grupo apresentou um objeto funcional, sem desviar das características dessa escola. E sim, como discutido em sala de aula, todos os movimentos e vanguardas tem características parecidas, por isso um vai surgindo do outro... uma vanguarda pega características que acha interessante de uma, e junta com as de outra, formando uma nova. Parabéééns grupo!

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  6. Como uma tendência Art Nouveau mas de estilo geometrizante a Escola de Glasgow foi um importante centro de divulgação da arquitetura moderna do sé.XIX e início do séc.XX. Destacam-se as paredes lisas, em pedra, e grandes superfícies de vidro juntamente com estruturas de ferro. Não fazia uso de ornamentação e suas volumetrias eram muito racionais. Não é um movimento muito conhecido como a Sinara comentou, mas podemos perceber uma grande importância e evolução a partir dele.
    A multiplicidade de usos possíveis do objeto criado pelo grupo reflete também sua funcionalidade. Dependendo da escala em que poderia ser feita sua reprodução de uma mesa de café da manhã na cama até uma cama podeira ser. O grupo foi muito criativo e conseguiu expressar bem a essência do movimento no objeto, mesmo ele sendo somente um protótipo.
    Só me surgiu uma pequena dúvida no que diz respeito a ornamentação que era rejeitada pela escola e que de certa maneira estava presente no objeto na pintura que foi utilizada no mesmo.
    No mais tudo certinho hehe
    Parabéns meninas, também gostei do vídeo sobre a escola.
    Abraços,
    Júlia Debastiani.

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  7. Assim como já dita pelas colegas Analu, Sinara e Júlia que caracterização de forma sucinta o que buscava a escola de Glasgow, acredito que o objeto tenha exemplificado o que está escola objetivava, além de ter atendido as expectativas do trabalho na criação de um objeto funcional, e nada mais funcional que uma cama ou mesa (como queiram), ainda que mostrado em forma de protótipo. Em relação à dúvida da Júlia, acredito ter escutado das meninas que o desenho que vinha na cobertura era de um famoso quadro da época que falha me a memória não lembro de quem, mas ainda assim entra em questão o uso das formas orgânicas (não sei se confundi mais ainda hehehe) enfim ficaria grata em saber se estou certa! Gostei em especial especificamente nesta postagem de ver as bibliografias, com os links dos sites e referencias dos livros!!
    Comentário feito por: Mariana Panzera

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  8. Olá pessoal,
    Sobre as diferencás entre a estética da pintura e da arquitetura, é normal que mesmo dentro de uma mesma vanguarda possam se ter expressões distintas. Lembro outro caso: o Expressionismo. Então, as vezes a arte é mais influenciada da Escola de Glasgow pode ter mais aproximações do Art Nouveau do que com a Arquitetura dela mesma!

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  9. Parabens pelo blog pessoal! Estou fazendo uma pesquisa sobre esta escola e este blog me ajudou bastante, inclusive com as referencias bibliograficas!
    Obrigada!

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  10. Estou concluindo um trabalho sobre o estilo Glasgow. Gostaria de incluir algum edificio em São Paulo que apresente caracteristicas dessa escola. Conhece algum?

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